0 votos positivos 0 votos negativos
256 visitas
em GNU/Linux por interessado (160 pontos)

Oi!
em primeiro lugar, me perdoem se a pergunta for um tanto... idiota!

mexo já tem um tempinho no Linux, mas entender as diferenças dos Linuxs? NOSSA! (outra história)
não sabia que tinha tanta diferença assim... (pra mim é tanta! hahahaha);

Estou fazendo o curso Shell GNU (entrei agora, na campanha das gurias! VAMOS MULHERES MERGULHAR NESSE MUNDO LINDO DO TI!), e já no primeiro vídeo, me surgiu essa dúvida aqui:

há o GNU compatível com Linux certo? e há também o GNU SEM o Linux ok?
mas aí me veio a dúvida... o GNU SEM Linux, ele seria APENAS modo texto? ou ele pode ser também no modo gráfico?

calma, deixa eu formular melhor (minha cabeça tá lá na frente, preciso desacelerar um tico),

O que define o GNU (serve pro Unix também?) ser gráfico ou só modo texto?

1 Resposta

1 voto positivo 0 votos negativos
por monitor (15,8K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta

Quando a gente diz "GNU sem Linux", é no sentido de que o GNU pode receber outros Kernels pra formar um sistema operacional, como o GNU/KFreeBSD (kernel FreeBSD) e o GNU/Hurd (kernel Hurd), ambos mantidos experimentalmente pelo projeto Debian.

Isso fica claro quando vc entende que o kernel Linux é apenas um componente do sistema operacional que, no nosso caso, se chama GNU, e é por isso que a gente chama de GNU/Linux.

Então, não se trata de "diferenças dos Linuxes"... O Linux é um só e é só um dos programas componentes do sistema operacional. O que você tem, é a diferença entre distribuições, e elas são, na maioria, apenas detalhes periféricos, como gerenciador de pacotes e programas instalados por padrão (debaixo disso, é quase sempre GNU/Linux).

Essa confusão vem do fato de você sempre ouvir (e repetir) o que a galera muito mal informada diz: eles dizem apenas "Linux".

Sobre ser texto ou gráficas, as ferramentas essenciais do GNU são apenas em texto, mas existem programas gráficos no projeto GNU, como o Emacs, por exemplo.

Um sistema operacional "unix-like" (parecido com o Unix) é composto de um kernel, um shell e programas para todas as finalidades. Quando surgiu o projeto GNU, a ideia era fornecer todos esses programas como softwares livres. O sistema operacional estava quase pronto em 1991, mas surgiu o kernel Linux e foi tomada a decisão de juntar as duas coisas quando o Linux se tornou livre (1992), formando o sistema operacional GNU com kernel Linux, ou GNU/Linux.

por interessado (100 pontos)
editado por
0 0
Boa noite Blau acompanho esse debate sobre chamar o sistema de GNU/Linux ou não, e se pudesse gostaria que explicasse um pouco mais sobre isso. Fundamentalmente concordo com a importância do projeto GNU, para o nascimento do sistema lá no começo dos anos 1990, porém acompanho algumas discussões no youtube sobre o tema, o youtuber do canal Toca do Tux, me parece estar numa cruzada contra o Stallman e projeto GNU, e uma das argumentações que usa, é que o hoje o Kernel linux já criou várias ferramentas que substituem a do projeto GNU, que distribuições podem ser criadas sem usar as ferramentas do GNU.

Chega a citar a distribuição Alpine Linux e o próprio Android e, afirma que não é possível fazer uma distribuição ou S.O. só GNU sem o kernel do Linux.

Porém eu vi que você mencionou K/FreeBSD como um exemplo de uma distribuição GNU, porém este mesmo youtuber diz que estes "sistemas GNUs", não são funcionais.

Não quero levantar polêmica, realmente quero entender melhor a atual situação do projeto GNU, pois me parece que ele de uma forma proposital têm diminuída a sua importância para o surgimento do Linux.
Seja bem-vindo(a) à comunidade debxp, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros.
Atenção pessoal, esta plataforma não é um fórum, embora se pareça muito com um. Neste tipo de ferramenta, o objetivo é fazer e responder perguntas que possam resultar em material de consulta para outras pessoas que tenham as mesmas dúvidas e dificuldades. Portanto, não há sentido em utilizarmos o Ask para socialização, para emitir opiniões pessoais ou para perguntas do tipo "quem usa isso ou aquilo". Espero que compreendam o nosso propósito. :-)
...