0 votos positivos 0 votos negativos
704 visitas
em Debian GNU/Linux por interessado (340 pontos)

Tenho duas partições a Neon e o Debian, uma entra sempre em primeiro lugar, a ideia seria colocar um atalho que reiniciasse na outra, sem perder essa prioridade. Ou como entrar no outro sistema sem ter que reiniciar a maquina!!

3 Respostas

0 votos positivos 0 votos negativos
por interessado (340 pontos)
 
Melhor resposta

Eu consegui resolver com o seguinte script:

#!/bin/bash
sudo grub-reboot 4
reboot 

Que funcionou muito bem, crie um atalho no desktop que chamava o script e reiniciava no debian.. Valeu pessoal!!

1 voto positivo 0 votos negativos
por interessado (220 pontos)

Ola Thiago.

Acho difícil conseguir este intento, pois durante o boot, o carregamento do grub é obrigatório numa distribuição GNU. O que pode ser feito é alterar de maneira fixa a ordem do boot no GRUB editando o arquivo grub.cfg no /etc.

Mas caso descubra uma forma de realizá-lo eu ficaria interessado em saber também.

Abraços;

1 voto positivo 0 votos negativos
por interessado (520 pontos)

Se me lembro bem, acho que você pode acessar a bios do seu notebook (ou computador, não sei.), e entrar na aba de BOOT, assim podendo alterar a ordem para qual distribuição irá iniciar primeiro. Eu fazia muito isso quando eu tinha um Linux em DualBoot com Windows, e eu não queria que o GRUB iniciasse como meu Bootloader. A parte chata de tudo isso é você ter que acessar toda vez a sua BIOS para ter que acessar o seu Linux.

Espero que funcione!!

Seja bem-vindo(a) à comunidade debxp, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros.
Atenção pessoal, esta plataforma não é um fórum, embora se pareça muito com um. Neste tipo de ferramenta, o objetivo é fazer e responder perguntas que possam resultar em material de consulta para outras pessoas que tenham as mesmas dúvidas e dificuldades. Portanto, não há sentido em utilizarmos o Ask para socialização, para emitir opiniões pessoais ou para perguntas do tipo "quem usa isso ou aquilo". Espero que compreendam o nosso propósito. :-)
...