2 votos positivos 0 votos negativos
312 visitas
em Software Livre por monitor (11,3K pontos)

Boa tarde a todos!

Gostaria de saber quais as diferenças entre software livre e software open source.

Desde já agradeço a atenção

2 Respostas

1 voto positivo 0 votos negativos
por interessado (610 pontos)

Open Source

A definição do Open Source foi criada pela Open Source Iniciative (OSI) a partir do texto original da Debian Free Software Guidelines (DFSG) e determina que um programa de código aberto deve garantir:Distribuição livre

A licença não deve restringir de nenhuma maneira a venda ou distribuição do programa gratuitamente, como componente de outro programa ou não.

  • Código fonte

O programa deve incluir seu código fonte e deve permitir a sua distribuição também na forma compilada. Se o programa não for distribuído com seu código fonte, deve haver algum meio de se obter o mesmo seja via rede ou com custo apenas de reprodução. O código deve ser legível e inteligível por qualquer programador.

  • Trabalhos Derivados
    A licença deve permitir modificações e trabalhos derivados, e deve permitir que eles sejam distribuídos sobre os mesmos termos da licença original.Integridade do autor do código fonte.

A licença pode restringir o código fonte de ser distribuído em uma forma modificada apenas se a licença permitir a distribuição de arquivos patch (de atualização) com o código fonte para o propósito de modificar o programa no momento de sua construção. A licença deve explicitamente permitir a distribuição do programa construído a partir do código fonte modificado. Contudo, a licença pode ainda requerer que programas derivados tenham um nome ou número de versão diferentes do programa original.Não discriminação contra pessoas ou grupos.

A licença não pode ser discriminatória contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas.

  • Não discriminação contra áreas de atuação
    A licença não deve restringir qualquer pessoa de usar o programa em um ramo específico de atuação. Por exemplo, ela não deve proibir que o programa seja usado em um empresa, ou de ser usado para pesquisa genética.

  • Distribuição da Licença
    Os direitos associados ao programa devem ser aplicáveis para todos aqueles cujo o programa é redistribuído, sem a necessidade da execução de uma licença adicional para estas partes.Licença não específica a um produto

Os direitos associados ao programa não devem depender que o programa seja parte de uma distribuição específica de programas. Se o programa é extraído desta distribuição e usado ou distribuído dentro dos termos da licença do programa, todas as partes para quem o programa é redistribuído devem ter os mesmos direitos que aqueles que são garantidos em conjunção com a distribuição de programas original.

  • Licença não restrinja outros programas
    A licença não pode colocar restrições em outros programas que são distribuídos juntos com o programa licenciado. Isto é, a licença não pode especificar que todos os programas distribuídos na mesma mídia de armazenamento sejam programas de código aberto.Licença neutra em relação a tecnologia

Nenhuma cláusula da licença pode estabelecer uma tecnologia individual, estilo ou interface a ser aplicada no programa.

Software Livre

A Definição de Software Livre de Richard Stallman, adotada pela Free Software Foundation (FSF), define software livre como uma questão de liberdade e não preço. A primeira publicação conhecida com a definição de sua ideia de software livre foi na edição de fevereiro de 1986 do agora descontinuado boletim GNU da FSF. A fonte canônica para o documento está na seção de filosofia do site do Projeto GNU. A partir de abril de 2013, ela está publicada lá em 39 idiomas.

Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:

  • A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).

  • A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

Fontes:

Wikipedia

Diolinux

2 votos positivos 0 votos negativos
por interessado (370 pontos)
editado por

Olá, tentarei explicar de maneira objetiva conforme minha interpretação. Por isso, sugiro que visite as fontes citadas no final para conseguir maiores informações sobre o assunto.

Software livre e open source são dois conceitos hoje separados com visões e objetivos diferentes. A diferença fundamental entre os dois conceitos está em seus valores. Para o movimento do software livre, o software não livre é um problema social e o software livre é a solução. Software livre busca um equilíbrio entre quem desenvolve o software e quem usa o software. Por isso foram criadas licenças de software que garantem 4 liberdades para o usuário. Richard Stallman criou este movimento. Ele planejou fazer um sistema operacional GNU que é um sistema composto exclusivamente de software livre.

Para a iniciativa open source, o software não livre é uma solução abaixo do ideal mas aceitável. A iniciativa open source foi criada pela OSI (Open Source Initiative) e um pouco depois do movimento do software livre. O objetivo da iniciativa open source é produzir um software muito bom tecnicamente, para isso eles entenderam que o software precisava ser desenvolvido colaborativamente. Ou seja, usando uma licença do tipo de software livre. E então foram criadas diferentes tipos de licenças para garantir a possibilidade de colaboração. As licenças que a iniciativa open source apoia, são as licenças que procuram garantir que a qualidade do software seja a melhor possível. Existe um foco aqui no desenvolvimento do software.

O termo free software, ou software livre, tem um problema de ambiguidade: um significado não intencional: software que você pode obter sem pagar nada (zero) por ele. Isso se encaixa no termo tão bem quanto o significado pretendido, “software que dá ao usuário 4 liberdades”. Importante destacar que software livre não significa não comercial. Ao contrário, um software livre deve estar disponível para uso comercial, desenvolvimento comercial e distribuição comercial.

A definição oficial de software de código aberto, como publicada pela OSI, é parecida com a definição de software livre do projeto GNU. Todavia, ela obedece a 10 critérios e foi derivada (sofreu alterações) da DFSG (Debian Free Software Guidelines - Definição Debian de Software Livre). Ela é mais flexível em alguns aspectos do que a GNU GPL, e por isso passível de várias brechas. Inclusive tornar um derivado de um open source em um software de código fechado.

Fontes:
- https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html
- https://opensource.org/osd
- https://www.debian.org/social_contract#guidelines
- TORRES, Aracele Lima. A tecnoutopia do software livre: uma história do projeto técnico e político do GNU. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/D.8.2014.tde-31032014-111738. Acesso em: 2021-03-05.

Seja bem-vindo(a) à comunidade debxp, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros.
Atenção pessoal, esta plataforma não é um fórum, embora se pareça muito com um. Neste tipo de ferramenta, o objetivo é fazer e responder perguntas que possam resultar em material de consulta para outras pessoas que tenham as mesmas dúvidas e dificuldades. Portanto, não há sentido em utilizarmos o Ask para socialização, para emitir opiniões pessoais ou para perguntas do tipo "quem usa isso ou aquilo". Espero que compreendam o nosso propósito. :-)
...